Admissão como membro efetivo ou correspondente

Requisitos básicos

Para se candidatar a membro efetivo/correspondente da APIC, o intérprete deve atender aos seguintes requisitos:

  • Dominar pelo menos 3 (três) idiomas, com a classificação “A”; “B” e “C”, ou 2 (dois) idiomas com a classificação “A/A” ou “A/B”. Saiba mais em Classificação Linguística.
  • Ter trabalhado como intérprete profissional pelo período de, no mínimo, 200 dias comprovados.
  • Ter apadrinhamento: ser apresentado, através de pedido de admissão, por 4 (quatro) ou 5 (cinco) membros da APIC que preencham as condições de apadrinhamento e classificação linguística constantes do Regulamento, apresentadas a seguir:

Apadrinhamento

Todo pedido de admissão deve ser apoiado, no mínimo, por 5 (cinco) padrinhos para 3 (três)  idiomas ou 4 (quatro) padrinhos para 2 (dois) idiomas. Os padrinhos devem ser membros efetivos e/ou correspondentes da APIC.

Combinação linguística dos padrinhos

A combinação linguística dos 4 (quatro) ou mais padrinhos, no seu conjunto, deverá cobrir toda a combinação linguística do candidato, de conformidade com os seguintes requisitos mínimos:

a)        para cada língua A do candidato: 2 (dois) padrinhos com a mesma classificação nessa língua;

b)        para cada língua B do candidato: 1 (um) padrinho com classificação A nessa língua, ou 2 (dois) com classificação B;

c)        Para cada língua C do candidato: 1 (um) padrinho com classificação A ou B nessa língua, ou 2 (dois) com classificação C.

Deveres do candidato

  • Comprometer-se a trabalhar de acordo com os estatutos, regulamento e código de ética da APIC.
  • Apresentar o pedido de admissão acompanhado de um currículo resumido, enumerando os eventos no relatório de dias trabalhados, além dos contratos relativos aos itens mencionados no currículo.
Importante !

– Fique atento aos prazos de candidatura disponíveis no calendário.

O que é Classificação Linguística ?

Idioma A – é o idioma materno ou outro idioma rigorosamente equivalente em fluência, sotaque e conhecimento, para o qual o intérprete trabalha a partir de seus demais idiomas;

Idioma B – é o idioma que o intérprete domina perfeitamente, embora não seja o materno e para o qual trabalha a partir de seus demais idiomas;

Idioma C – é o idioma que o intérprete compreende perfeitamente e a partir do qual trabalha para seus idiomas A e B.

Clique aqui para fazer o download do pedido de admissão como membro efetivo/correspondente

Clique aqui para fazer o download do relatório de dias trabalhados